11 de jul. de 2008

Entrevista - Xandy - Sanitarium

O quinteto paulista Sanitarium mostra toda a fúria do seu Punk Rock no seu novo álbum Entenda Como Quiser, lançado recentemente. Em entrevista com o vocalista Xandy, conheça mais sobre essa banda.

Como a banda começou e o por que do nome Sanitarium?

A banda começou mesmo a ensaiar e tocar em março de 2005, mas antes disso, eu e o guitarrista Bruno já ficávamos em frente a casa dele pensando em ter uma banda de Punk Rock, junto com o baixista Isaias, que também tinha a mesma idéia. Porém, naquele tempo os 2 eram guitarristas e não se conheciam. Foi quando eu e um outro amigo, o primeiro baterista da banda (Fernando), não estávamos satisfeitos com um que nos convidou para tocar e decidimos montar uma nova banda. Chamei o Bruno para a guitarra, o Isaias para o baixo, o Fernando na Bateria e eu mais 2 amigos nossos assumimos os vocais.
Sanitarium foi por que: estávamos uma noite antes do ensaio na casa do Bruno e pensando em algum nome para banda. Queríamos um nome que tivesse um certo impacto e que causa-se questionamentos, já tínhamos pensando em vários. Foi quando ele apareceu com alguns Cd´s q o primo dele tinha emprestado a ele e no meio desses Cd´s tinha o do Metallica um álbum preto chamado Sanitarium. Quando vimos, decidimos de cara será esse mesmo, pois é um nome forte que causa impacto, questionamentos e é exatamente o que queríamos.

Como são feitas as letras? Sempre com uma causa pensando que público? Quem as compõem?

As letras são feitas do cotidiano, normalmente de coisas que nos revoltam ou de cenas que vemos e não gostamos. Sempre que escrevemos uma letra pensamos em atingir algo, algum ponto. Necessariamente não queremos que o público entenda qual foi o momento que escrevemos a letra. Tentamos fazer apenas com que as pessoas pensem sobre elas. Se escutarem, pensarem e assimilarem com alguma coisa, já atingimos nosso objetivo. Também fazemos letras de coisas que gostamos e vivemos. As músicas são compostas por toda a banda, reunimos as idéias e colocamos tudo no papel. A banda têm músicas de todos os integrantes.

Quais são as bandas que mais influenciam no som de vocês?

Bem falar de influencias é difícil, pois são muitas. Em geral o que sempre nós influenciou foi o Punk Rock,o Hardcore 80 e um pouco de Reggae.

O que você acha da associação punk com violência?

Acho terrível e muito triste que hoje em dias pessoas se matam,se agridem sem mesmo saber o por que pessoas que se dizem seguir a mesma linha de pensamento ou os mesmos ideais estão causando conflitos por motivos que nem ao menos entram na real luta que travam.É uma pena que isso aconteça e acho que tamanha violência acaba refletindo no viver e conviver com uma sociedade,que as vezes acaba
vezes acaba escapando da briga entre “gangues” e acerta cidadãos que estão a par de tudo isso.


Qual a sua visão da cena independente em São Paulo?

A cena cresceu muito,se tratando de bandas hoje temos inúmeras bandas no cenário e isso é muito bom.Porém muito do que eu apreciava de antes esta acabando, lembro que anos atrás eu saia de casa para ir ver shows lotados de bandas independentes,tinha na minha coleção os meus Cd´s ( Originais ) da banda,e quando pagava muito desembolsava 5 a 7 reais para ver os shows.Hoje em dia as pessoas preferem mais ficar em casa escutando o cd da banda que baixou na internet do que ir até o show conferir a banda ao vivo,quando vai é aquela mesmo historia braços cruzados até ver a banda do seu amigo oua banda que conhece e depois vai embora,bem resumindo acho que a cena cresceu muito em números,porém perdeu muito em emplogação mesmo com muitas bandas boas que esta saindo acho q a cena esta um pouco desunida.Mas vejo uma galera bem legal tentando ascender esse espírito novamente e acredito que em pouco tempo voltara a ser o que era.

Qual a importância do underground realizar festivais beneficentes?

Muito importante.Por que nós já estamos cansados de ver bairros mais pobres e instituições segurar a bronca de ajudar a comunidade sozinhos,sempre pedindo sem receber recursos nenhum das entidades políticas.E o que fazer quanto a isso cruzar os barcos e ficar esperando também,não,nós preferimos meter a mão na massa e por isso a banda Sanitarium mesmo organiza pelo menos 1 vez por ano um show Beneficente para arrecadar algum beneficio para estas instituições ou ate mesmo para o bairro.E não somos apenas nós q fazemos isso não praticamente todas as bandas que estão sempre nos shows nas correrias com a gente também fazem parte desses projetos.E quem quiser conferir é só ficar atento aos shows que sempre estão acontecendo no Tendal da Lapa que é um lugar rico nessas ocasiões e nós mesmos vamos organizar mais um lá esse segundo semestre de 2008.


O que você acha da internet como meio de divulgação de bandas, sejam elas independentes ou não?

A internet é um bom caminho para as bandas que estão começando,eu acho ótimo pode contar com esse instrumento a mais,e se fomos levar em consideração a correria que as bandas faziam antes sem a internet para ter um mínimo de reconhecimento vamos ver que hoje em dia o caminho esta bem mais fácil
Porém como disse antes acho que ela é boa desde que saiba usar por que também não acho justo a banda gastar um puta dinheiro com gravações, cd´s,divulgação toda a correria que é muito dinheiro que se vai( se tratando de uma banda independente) e nego apenas chegar e piratear todo o seu trabalho jogando tudo no lixo,se for assim desse jeito as bandas vão acabar porque com qual lucro podem dar continuação ao seu trabalho.Por isso acho que a Internet é a melhor ferramenta para divulgação desde que seja bem utilizada

Para finalizar, suas últimas palavras...

Bem, acho que o que acaba com nosso mundo é a ignorância do ser humano,o fato de sempre alguém querer ser melhor do que o outro alguém e com isso levar sua vantagem,enquanto a ignorância estiver em primeiro mundo vamos sim ver cada dia mais as guerras,a violência,a fome e tudo isso q esta fodendo e levando o nosso mundo a desgraça e Agradecer a você Danilo e dizer que foi um prazer poder esta colocando as minhas idéias,o que penso um pouco sobre alguns assuntos.Continue com seus projetos e boa sorte para nós todos.

Myspace http://www.myspace.com/sanitariumhc
Fotolog www.fotolog.com/sanitarium_hc
VIDEOCLIPE: Isto é SP http://www.youtube.com/watch?v=4g8cVqVOBi0

2 comentários:

Unknown disse...

Valeu Danilão pelo espaço,ta bem legal vc faz um otimo trabalho mano.

Abraços de toda a banda Sanitarium

Unknown disse...

Ficou Bacana a entrevista!
Parabéns... Aos dois!

Bjo!