22 de jan. de 2008

Diga Não A venda de Ingressos


Creio que esse post deveria ter sido feito antes e, com certeza, no futuro, voltará a ser discutido. Faz pouco tempo vi essa imagem em algum fotolog da vida e então resolvi entrar nessa discussão.
Bem, como a imagem e o titulo já dizem a minha opinião sobre o assunto, agora basta argumentar o porque. Vivemos em um mundo TOTALMENTE capitalista selvagem. Algumas “empresas” (vamos chamar assim algumas casas de shows, alguns selos, alguns estúdios e algumas pessoas) querem lucrar em cima de bandas. O pior é que não é pouco, fazendo da diversão de muitos um negocio muito lucrativo.
A realidade é que eu não sei o que leva uma banda a ser obrigada a vender uma quantidade de ingressos, a preços abusivos, sem lucrarem nada. Vamos exemplificar com eventos reais que já aconteceram comigo ou com conhecidos.
No início era “Uau! Tenho banda! E agora?”. Quando se começa a procurar e não se tem noção alguma de como é sair porai tocando, se pega a primeira oportunidade que se tem. Geralmente, em algumas casas onde facilmente se pode tocar e, sem preocupações do que ter que vender alguns ingressos, não parece um mau negocio. Mas quando tocar vira um mau negócio?
Eu não gostaria de citar nomes mesmos, mas alguns eventos proporcionados por algumas casas, obrigam as bandas que almejam tocar alguns minutos, vender cerca de 40 ingressos a R$10 (ou mais em algumas situações). Muitas vezes, desse dinheiro NADA é revertido para as bandas que venderam esses ingressos.
Bem, vamos então recapitular. Você acabou de criar uma banda, logo não tem fãs, não toca na MTV, não é filho do Fabio Jr e, provavelmente, não tem alguma coisa decente gravada, como composições próprias e tudo mais. Então me conta AONDE VOCE ENCONTRARÁ 40 PESSOAS PARA LEVAR AOS SEUS SHOWS? A resposta certa é: vamos extorquir nossos amigos!
Logicamente, você irá vender seus ingressos para seus amigos mais próximos e talz. Mesmo você sendo o cara popular, você garante 40 pessoas? Se sim, meus parabéns, você deve ganhar muitas meias de aniversário. Mas consegue entender que nem todas as bandas conseguem chamar seus amigos para ir nesse show? Então, da onde irá sair esse dinheiro então?
Muitas vezes, nem todos os amigos daqueles amigos que resolveram montar uma banda e tem, provavelmente, o mesmo ciclo social, irão para o show, talvez por distancia, grana ou simplesmente porque ta chovendo. E quem disse que todos seus amigos gostam de ir em shows de “rock paulera”? NX Zero* pode estar em alta, mas não é rock nem aqui nem na China! Muitos preferem ir numa balada ouvir o repetitivo som de putz putz do que ouvir seu “Hey Ho Lets Go” mal tocado. É a realidade. Infelizmente.
Então, não sou contra a venda de ingressos de casas de show. É óbvio que, nesse capitalismo selvagem, todos precisam sobreviver e as casas de show não se incluem fora disso. Existe um limite entre “você consigue vender algum ingresso” ou “venda se não você não toca”. Mas o importante é, quando for tocar, armar um show. Procurar alguma casa que ofereça alguma espécie de conforto e segurança para tocar. Botar a cara pra bater. E claro, não procure ser estrela! Tocando hoje, não quer dizer que você será o rei do rock da capricho de amanhã. Humildade sempre é o que deveria mover o underground e, assim, todos colaborando para um dia, não ter que sermos dominados pelas “empresas”.

*ODEIO NX ZERO!

4 comentários:

Unknown disse...

É assim mesmo...,
Por isso que eu gosto do cervejazul e do esquema que faço lá.

Unknown disse...

porra danilo, disse tudo mano, acho q as bandas deveriam se unir e tentar mudar essa história, uma espécie de protesto, algo para impormos nosso respeito e limites! e tem muita banda por aí, dá pra nos juntarmos sim, e fazer nós mesmos a nossa cena!!!!
Abraços!!

Tomás Lombardi disse...

com certeza todos que tem banda ja passaram por isso e realmente é um absurdo...
mais uma vez danilo deixo aqui a minha contribuição...
hehe... sem essa que a casa tem que garantir o $$$ do dia...
se é um bar vende coisas (bebidas petiscos em geral) e naum shows... ow sei la pelo menos em todas as bandas que eu ja toquei nunca fui convidado pra tocar em alguma casa de SHOW mesmo... por isso é que digo "ABSURDO" e propaganda enganosa ainda é bar, buteco e afins, ow alguem ja tocou no Credicard hall entre outros... vai vender pinga q vcs ganham mais... e não explore a vontade de expressão da galera...
disse...
abraço cara é isso...

[tabita] disse...

boa.
vale especialmente para as bandas que tão começando, pra mandarem passear essas 'oportunidades' que surjem.
::